
O EDIFICIO HIBRIDO
O conceito de edifício híbrido tem se tornado recorrente no Brasil mediante à crise dos espaços monofuncionais das grandes cidades. Em oposição a este panorama, a edificação híbrida tem por si, a multiplicidade de usos dentro de um mesmo edifício, garantindo, desta forma, diferentes e constantes fluxos de pessoas, levando ao aumento da segurança dos espaços públicos e privados.
A temática contemporânea do edifício híbrido se faz pertinente mediante ao monótono uso que as grandes cidades têm promovido, através de suas construções. Dentro do contexto atual de diversidade cultural e de tarefas, o programa de um edifício híbrido contém uma justaposição de diversas possibilidades de uso, levando à diversidade de atividades, criando alianças para melhorar condições de convívio entre as pessoas.

Projeto do escritório Jaja Architects
Como forma de aprendizado e por busca de refêrenciais projetuais, foi escolhido o projeto realizado pela Jaja Architects, em um concurso na Suécia.
O terreno localiza-se na cidade de Katrineholm, na Suécia, e comporta uma galeria e um ponto de transporte público. Por ser ladeado por duas praças, a proposta baseou-se na conexão destas ao ponto de ônibus, tornando o espaço térreo do edifício aberto, promovendo livre circulação de pessoas.

Projeto do escritório Jaja Architects

Projeto do escritório Jaja Architects
O projeto tem por setorização o térreo comercial, e os demais 3 pavimentos uso extritamente residencial, com diferentes modulações de apartamentos, assim, diversificando o perfil dos usuários do prédio.